Como fazer perguntas de forma inteligente

Nelson Ferraz
Publicado em 09/03/2006

r1 - 09 Mar 2006 - NelsonFerraz

Como fazer perguntas de forma inteligente

No mundo dos hackers, o tipo de respostas que você obtém para suas questões técnicas depende bastante da forma que você faz as perguntas bem como da dificuldade de desenvolver a resposta. Este guia irá ensinar você como fazer perguntas de forma a obter uma resposta satisfatória.

A primeira coisa a entender é que os hacker gostam de problemas difíceis e questões boas e provocantes sobre eles. Se não fosse assim, não estaríamos aqui. Se você nos der uma questão interessante para mastigar seremos gratos; boas questões são um estímulo e um presente. Boas perguntas nos ajudam a desenvolver nosso entendimento, e geralmente revelam problemas que poderíamos não ter percebido ou pensado de outra forma. Entre os hackers, "Boa pergunta!" é um forte e sincero cumprimento.

Apesar disto, os hackers tem uma reputação de abordar questões simples com o que se parece com hostilidade ou arrogância. Às vezes parece que somos hostis aos novatos e ingorantes. Mas isto não é verdade.

O que nós somos, sem qualquer desculpa, é hostis a pessoas que parecem não estar querendo pensar ou fazer seu próprio trabalho de casa antes de fazer perguntas. Pessoas assim são como precipícios -- eles pegam sem dar nada em troca, eles desperdiçam um tempo que poderíamos ter usado em outra questão mais interessante e com outra pessoa que valha mais a pena responder. Chamamos este tipo de pessoa de "losers" (e por razões históricas às vezes escrevemos "lusers").

Somos, em grande parte, voluntários. Tomamos tempo de nossas vidas ocupadas, e às vezes somos sobrecarregados por ela. Por isto filtramos as perguntas de forma rude. Em particular, jogamos fora questões de pessoas que pareçam ser losers para gastar nosso tempo de responder perguntas de forma mais eficiente, com vencedores.

Você não quer ser um dos losers. Você não quer parecer com um, também. A melhor forma de conseguir respostas rápidas é fazer as perguntas como um vencedor -- perguntar como uma pessoa esperta, confiante, e com dicas, que parece precisar de ajuda apenas em um problema particular.

Antes de Perguntar

Antes de fazer uma pergunta técnica por email, ou em um newsgroup, ou em um chat-board de um website, faça o seguinte:

1. Tente encontrar uma resposta lendo o manual
2. Tente encontrar uma resposta lendo o FAQ
3. Tente encontrar uma resposta pesquisando a Web
4. Tente encontrar uma resposta perguntando a algum amigo mais preparado

Quando fizer sua pergunta, mostre que você fez estas coisas primeiro, isto ajuda a estabelecer que você não está sendo uma esponja preguiçosa e desperdiçando o tempo de outras pessoas. Melhor ainda, mostre que você aprendeu alguma coisa tendo feito estas coisas. Gostamos de responder perguntas de pessoas que tenham demonstrado que podem aprender das respostas.

Prepare sua questão. Pense adiante. Perguntas que pareçam precipitadas recebem respostas precipitadas, ou nenhuma resposta. Quanto mais você demonstrar que dedicou pensamentos e esforços em resolver seu problema antes de pedir por ajuda, mais provável é que você vá conseguir ajuda.

Cuidado para não fazer a pergunta errada. Se você fizer perguntas baseadas em pressupostos falsos, J. Random Hacker provavelmente vai responder com uma resposta literalmente inútil ao mesmo tempo que pensa "Pergunta estúpida...", e com a esperança de que a experiência de ganhar o que você pediu em vez do que você precisa vá lhe ensinar uma lição.

Por outro lado, tornar claro que você está apto e pronto a ajudar no processo de desenvolver a solução é um bom início. "Alguém pode me providenciar uma dica?", "O que falta no meu exemplo?" e "Existe algum site que eu deveria ter procurado?" são perguntas que provavelmente vão ter respostas, em vez de "Por favor poste o procedimento que devo usar." por que neste caso você está tornando claro que você não está disposto a completar o processo se alguém puder simplesmente apontar a direção certa para você.

Nunca assuam que você tem direito a uma resposta. Você não tem. Você vai conquistar uma resposta se puder conquistar a mesma, fazendo uma pergunta que seja substancial, interessante, estimulante -- uma que implicitamente contribua à experiência da comunidade em vez de meramente exigir passivamente por conhecimentos dos outros.

Como Interpretar as Respostas

RTFM e STFW: Como Saber que Você "se Ferrou"

Há uma tradição antiga e respeitada: se você recebe uma resposta escrita "RTFM", a pessoa que enviou pensa que você deve Ler O Maldito Manual ("Read The F*cking Manual" - a expressão é mais "colorida" no original). E ele provavelmente está certo sobre isto. Vá ler o manual.

RTFM tem um parente mais jovem. Se você receber uma resposta "STFW", a pessoa que mandou ela pensa que você deveria Procurar na Maldita Web ("Serch The F*cking Web"). E ele provavelmente está certo sobre isto. Vá fazer uma pesquisa.

Geralmente, a pessoa que envia um destas respostas tem o manual ou a página com a informação que você precisa aberta, e está olhando para ela enquanto escreve. Estas respostas significam que (a) a informação a ler é fácil de encontrar, e (b) você vai aprender mais se procurar por conta própria do que se você ganhar a mesma de mão beijada.

Você não deve se sentir ofendido por estas respostas - pelos padrões dos hackers, ele está te mostrando um pouco de respeito simplesmente por não ter te ignorado. Você deveria, ao invés, ficar agradecido pela sua bondade de vovózinha.

Se você não entendeu...

Se você não entendeu a resposta, não devolva imediatamente um pedido de esclarecimento. Use as mesmas ferramentas que você usou para encontrar uma resposta para sua pergunta original (manuais, FAQ, a Web, um amigo que saiba mais) para entender a resposta. Se você precisar mais esclarecimentos, mostre o que você aprendeu.

Por exemplo, suponha que eu tenha dito: "Parece que você tem uma zentry presa, você precisa limpar ela." Então:

Eis uma pergunta ruim: "O que é uma zentry?"

Eis uma pergunta boa: "OK, eu li a página man e as zentries são mencionadas somente sob as opções -z e -p. Nenhuma delas esclarece nada sobre zentries. É só isto ou eu estou deixando passar alguma coisa aqui?"

Saiba mais...

Este é apenas um resumo do documento "Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente", de Eric S. Raymond.

Leia o documento completo:

* original em inglês
* tradução para o português

AUTHOR

Nelson Ferraz

blog comments powered by Disqus