MVC e WxPerl

Alceu Junior
Publicado em 03/07/2008

r9 - 03 Jul 2008 - AlceuJunior

MVC e WxPerl

Artigo sobre como utilizar o padrão de projeto Model-View-Controller (MVC) com o toolkit WxPerl.

Sobre o padrão MVC

MVC significa Model, View, Controller. É um padrão de desenvolvimento para linguagens orientadas à objeto muito difundido para criar interfaces gráficas porque prega a separação de um aplicativo com interface gráfica em três partes: modelo, visão e controlador.

Fazendo uso desse conceito de separação, é fácil poder-se alterar qualquer uma das partes do aplicativo sem ter de alterar as demais. Basicamente, essas três partes conceituais tem as seguintes responsabilidades:

* Modelo: classe responsável por aplicar as regras de negócio, manter os dados consistentes e cuidar do armazenamento dos outros.
* Visão: classe responsável por apresentar uma interface gráfica para o usuário, permitindo que a interação dele com essa interface dispare métodos no Modelo ou no Controlador.
* Controlador: essa classe irá observar alterações tanto na classe Visão quanto no Modelo e disparar métodos de uma classe ou outra dependendo de condições pré-estabelecidas. O Controlador funciona como um intermediário entre a Visão e o Modelo, garantindo que a Visão ou o Modelo possam ser alterados internamente ou mesmo trocados sem prejudicar a outra classe.

Essa é uma explicação muito resumida sobre esse padrão. Existe documentação farta na internet sobre o assunto (veja Referências para algumas), mas antes de prosseguir gostaria de deixar mais duas observações para o leitor:

1. o padrão MVC para aplicações gráficas não é exatamente igual para o padrão MVC utilizado em aplicações web.
2. o modelo conceitual de MVC não é simples de ser aplicado na prática, então dependendo dos recursos da linguagem de programação, a aplicação do padrão pode ser ligeiramente diferente.

O que é WxPerl

WxPerl é um módulo de extensão que permite a criação de aplicações gráficas para Perl. Ela é um "embrulho" para o conjunto de ferramentas gráficas chamado WxWidgets, escrito originalmente para ser utilizado com C++, permitindo que código Perl possa ser facilmente escrito para usar as funcionalidades dessa biblioteca gráfica.

Uma das vantagens de se utilizar WxPerl ao invés de outras bibliotecas é a possibilidade de criar aplicações multiplaforma, já que o WxWidgets está disponível para vários sistemas operacionais e usa as bibliotecas gráficas do próprio sistema, permitindo que usa aplicação tenha a mesma aparência e usabilidade de aplicativos escritos especificamente para o mesmo sistema.

A desvantagem do WxPerl é a falta de documentação da mesma, mesmo considerando que o WxWidgets é bem documentado.

Como funciona o WxPerl

O WxPerl funciona basicamente da seguinte forma: o programador cria uma (ou mais) janela(s) e dentro dessas definem os elementos que irão constituir a interface gráfica: quadros (frames), botões, campos para entrada de dados, etiquetas, etc. Um frame deve extender a classe Wx::Frame e é dentro dele que serão definidos os elementos gráficos, como botões.

O programador irá definir como o frame irá responder à interação do usuário com os elementos gráficos através do uso de eventos. Cada elemento gráfico do WxPerl irá possuir eventos pré-definidos e eventos não são nada mais do que funções. O que programador terá de fazer é relacionar um evento a chamada de uma função, por exemplo:

 EVT_BUTTON(
        $self,
        $self->{salvar}->GetId(),
        função_qualquer( parâmetro )
    );

O evento EVT_BUTTON se aplica a todos os botões do frame atual, portanto um dos parâmetros a serem passados para a função é o número identificador (ID) do botão que capturou o evento (um clique do mouse, por exemplo). O último parâmetro é a chamada para outra função definida (no exemplo, função_qualquer). Ainda é possível definir uma função dentro do próprio código, passando então uma referência como parâmetro.

 EVT_BUTTON(
        $self,
        $self->{salvar}->GetId(),
        sub { # isso vai gerar algo no terminal!
                 warn "Exemplo de função";
               }
    );

O leitor atento vai perceber logo que o modelo de programação do WXPerl não auxilia muito na aplicação do padrão MVC, visto que o frame (Visão) terá que saber como alterar o Modelo e vice-versa. Com o tempo isso vai acabar gerando código difícil de manter.

Adaptando o WxPerl para utilizar o MVC

Para facilitar a aplicação do padrão MVC com WxPerl eu optei por aplicar outro padrão de projeto conhecido como Observer. Esse padrão permite registrar a ocorrência de eventos e informar as classes interessadas nesses eventos, chamando um método das mesmas. Isso funciona num esquema muito parecido com o esquema "publicar e monitorar". O uso desse padrão permite separar o "publicador" do "monitorador", garantindo uma interface genérica para publicação e inscrição de eventos.

O padrão de projeto Observer tem uma implementação disponível para download no CPAN ( Class::Publisher) o que me poupou um bom trabalho.

Com certeza existem outras formas de utilizar MVC com WxPerl, mas na época que precisei escrever o aplicativo-exemplo mais abaixo, não existia uma maneira já definida pela distribuição do WxPerl.

O aplicativo de exemplo

Como exemplo de utilização, eu desenvolvi um aplicativo bastante simples que na realidade teve aplicação prática. Participei de um projeto de integração de sistemas e uma das responsabilidades da equipe era gerar documentação dos produtos desenvolvidos. Para esse tarefa um tanto ingrata arrumaram um trainee que não sabia absolutamente nada de SQL ou banco de dados relacional.

Como ele tinha que documentar interfaces de exportação de dados e o formato do arquivo e registros exportados, e as queries já estava todas prontas, eu desenvolvi esse aplicativo para gerar essa informação rapidamente para ele.

Basicamente, o aplicativo vai receber como entrada uma query e à partir da mesma obter os metadados das colunas pesquisas no banco, independente da quantidade de tabelas envolvidas na pesquisa. Para fazer isso, o aplicativo vai usar uma função disponível na biblioteca OBDC chamada DescribeCol. Se a implementação do banco de dados para ODBC for feita corretamente, essa função permite obter informações sobre o tipo de dado retornado por cada coluna sem executar a query, o que é uma boa pedida se a mesma tiver alto custo para ser executada no banco de dados.

Código e demais explicações

Segue abaixo o diagrama UML das classes utilizadas no programa:

Diagrama_geral.png

Configurando a aplicação

A aplicação precisa de um arquivo INI para poder obter os dados necessários para se conectar via ODBC. Segue um exemplo de um arquivo INI:

 [Siebel Tools]
 DSN = data source name
 user = usuário
 password = senha

A seção "Siebel Tools" será exibida no menu "Conexões" da aplicação.

* Aplicação exibindo uma das conexões ODBC disponíveis:

exemplo.png

Referências

* Site oficial do WxPerl (em inglês): http://wxperl.sourceforge.net
* Padrão de projeto Observer (em inglês): http://perldesignpatterns.com/?EventListeners
* Artigo introdutório ao WxPerl (em inglês): http://www.perl.com/pub/a/2001/09/12/wxtutorial1.html
* Introdução ao padrão MVC (em inglês): http://ootips.org/mvc-pattern.html
* Introdução ao padrão MVC para aplicações web: http://sao-paulo.pm.org/papers/champs/cgi-app-paper/index.html

AUTHOR

Alceu Junior

blog comments powered by Disqus