PostGIS

Gabriel Andrade Santana
Publicado em 01/03/2011

PostGIS

Introdução

O PostGIS é uma extensão do PostgreSQL que adiciona suporte a dados geográficos tornando possível operações envolvendo pontos, linhas, áreas e volumes localizados no espaço geográfico. Esse artigo apresentará uma breve (e não menos enriquecedora) introdução ao PostGIS, mostrando seus principais conceitos, funcionalidades e possíveis aplicações.

O que é o PostGIS?

Desenvolvido e distribuído livremente pela Refractions Research o PostGIS adiciona suporte espacial ao PostgreSQL permitindo a manipulação e análise de atributos numéricos e textuais em interação com o espaço geográfico. O PostGIS pode ser usado para obter informações sobre uma determinada localidade, como por exemplo, distância até outra localidade, a densidade da malha viária ou taxa de criminalidade.

Para realizar tais tarefas o PostGIS dispõe de tipos de dados, funções e índices especiais para lidar com esse tipo de informação.

O PostGIS dispõe de duas classes de dados: "geometry" e "geography". "geometry" é o formato padrão para dados geográficos e possui uma vasta lista funções para manipulação e conversão de dados. Com ele é possível realizar muito mais operações, contudo, para tirar maior proveito das capacidade do PostGIS é necesário um maior conhecimento de sistemas de referência espacial e como realizar transformações entre eles. A base para o tipo "geometry" é um plano e, portanto, a menor distância entre de um ponto a outro é sempre uma reta, mas como a Terra é um esferóide e nem tudo é tão plano como parece ser, isso pode trazer grandes problemas na precisão quando os valores ou o resultado de operações extrapolam a grandes distâncias territoriais.

"geography" é um tipo dado mais recente e foi incorporado not PostGIS a partir da versão 1.5 e tem como base uma esfera, e numa esfera a menor distância entre dois pontos é um arco. Isso significa que cálculos e operações envolvendo dados geográficos tem que levar em consideração curvatura da terra, tornando os resultados das operações muito mais exatos mas proporcionalmente mais custosos, algoritmicamente falando.

Comparativamente existem muito menos funções definidas para o tipo "geography" por causa da complexidade matemática que fundamenta as operações geográficas, mas isso está sendo solucionado com o passar do tempo à medida que novos algoritmos vão sendo adicionados.

Um dos padrões utilizados para representar objetos espaciais é a forma Well-Known Text (WKT) que inclui informações sobre o tipo de objeto e as coordenadas os quais determinam os valores utilizados nas colunas das tabelas.

Os principais tipos de objetos são listados a seguir junto com sua representação na forma WKT:

Point

POINT( -20.1929 -44.11221 )

  

Linestring

LINESTRING(0 0,1 1,1 2)




  

s=end pod:xhtml POLYGON((0 0,4 0,4 4,0 4,0 0),(1 1, 2 1, 2 2, 1 2,1 1))



  




Multipoint

MULTIPOINT(0 0,1 2)




  




Multilinestring

MULTILINESTRING((0 0,1 1,1 2),(2 3,3 2,5 4))




  

Multipolygon

MULTIPOLYGON(((0 0,4 0,4 4,0 4,0 0),(1 1,2 1,2 2,1 2,1 1)), ((-1 -1,-1 -2,-2 -2,-2 -1,-1 -1)))




  




Geometrycollection

GEOMETRYCOLLECTION(POINT(2 3),LINESTRING(2 3,3 4))

  




Principais funções

O PostGIS possui várias funções espaciais que equivalem às operações de agregação e junção num banco de dados relacional. Elas são baseadas em relacionamentos espaciais como: determinação de topologia entre dois objetos, aritmética de polígonos, cálculo de área, etc.

Algumas das principais funções de análises espaciais no PostGIS são:

ST_Disjoint(obj1, obj2)

Analisa se dois objetos possuem pontos em comum e retorna verdadeiro em caso positivo.

ST_Intersects(obj1, obj2)

Analisa se 2 objetos possuem alguma intersecção e retorna verdadeiro caso haja.

ST_Within(obj1, obj2)

Analisa se um obj1 está completamente dentro de obj2.

ST_Crosses(obj1, obj2)

Analisa se dois objetos se cruzam e retorna verdadeiro caso ocorra.

A consulta a seguir, por exemplo, possui uma medição espacial e calcula a área baseando-se numa coluna contendo um objeto geográfico.







  SELECT name, ST_Area(the_geom)/10000 AS hectares
  FROM bc_municipality
  ORDER BY hectares DESC
  LIMIT 1;

  name           | hectares
  ---------------+-----------------
  TUMBLER RIDGE  | 155020.02556131
  (1 row)




Exemplo: Antenas de telefonia celular no estado de São Paulo

Vamos utilizar os dados geográficos das microregiões do estado de São Paulo disponibilizados pelo IBGE [1] como mapa base para o nosso exemplo com dados reais. Cruzaremos esses mapas com os dados obtidos do projeto OpenCellID [2], que é um projeto open source que cataloga informações sobre antenas de celulares no mundo todo.

Criando banco dados com suporte ao PostGIS

Em nome da brevidade, omitiremos os passos que envolvem a instalação e configuração do PostGIS. Essas informações estão disponíveis no site oficial do projeto[3|"PostGIS - Site Oficial"].

Os comandos a seguir habilitam o suporte ao PostGIS no PostgreSQL:

  $ createdb exemplo
  $ psql -d exemplo -f postgis.sql
  $ psql -d exemplo -f spatial_ref_sys.sql




Populando o banco com dados

Vamos agora carregar os dados obtidos no banco. Dentre os arquivos disponibilizados pelo IBGE [1] existe um arquivo com formato shapefile (.shp) que precisa ser convertido em SQL antes de ser inserido no banco, para isso utilizamos a ferramenta shp2pgsql, disponível após a instalação do PostGIS:

  $ shp2pgsql -c -W LATIN1 -I 35mu2500gsd.shp mapa_sp > mapa_sp.sql
  $ psql -d exemplo -f mapa_sp.sql




Os dados das antenas são disponibilizados pelo OpenCellID no formato CSV com a seguinte configuração:

  id,lat,lon,mcc,mnc,lac,cellid,range,nbSamples,created_at,updated_at

O arquivo é imenso e possui informações de antenas de telefonia móvel do mundo inteiro. A nós, interessa somente as colunas "lat" e "lon" das linhas que possuam o "mcc" igual a 724, que são as antenas localizadas no Brasil e serão inseridas na tabela cel(id,position) (onde "position" é do tipo geometry) usando a notação WKT "POINT( longitude latitude )". Notem que nessa notação a ordem das coordenadas geográficas é diferente da que estamos acostumados:

  $ perl -F',' -anE 'print if $F[4] == 724' cells.txt > br_cells.txt
  $ perl -F',' -anE 'say qq/INSERT INTO cell(position) VALUES("POINT( $F[2]  $F[1] )"::geometry);/' br_cells.txt > cell.sql
  $ psql -d exemplo -f cell.sql

A tabela "cell" agora possui posições de toda as antenas do Brasil, ainda podemos fazer outra filtragem, desta vez utilizando as condições de junção disponíveis no PostGIS, para filtrar somente as antenas do estado de São Paulo. Vamos criar uma tabela contendo somente as antenas presentes em SP:

  exemplo=# CREATE TABLE sp_cell AS
  exemplo-# SELECT cell.* FROM cell
  exemplo-# JOIN mapa_sp on ST_Within(cell.position,mapa_sp.the_geom);

Consultas interessantes

Agora que já temos nossos dados prontos, vamos realizar algumas consultas.

Quantas antenas existem em cada microregião do Estado de São Paulo?
  SELECT nome_micro, COUNT (module.id) AS count
  FROM saopaulo, module
  WHERE ST_Within(module.position, saopaulo.the_geom)
  GROUP BY nome_micro
  ORDER BY count desc;

  Saída:

    nome_micro | count
   ------------+-------
    São Paulo  |  6895
    Campinas   |   801
    Santos     |   455
    Sorocaba   |   436
    Osasco     |   426
    ...        |   ...




Quantas antenas existem num raio de 1000 metros do ponto POINT(-48.5186233520508 -27.6062755584717)?



  SELECT count(sp_cell.id)
  FROM sp_cell
  WHERE ST_distance_sphere(sp_cell.position, 'POINT(-48.5186233520508 -27.6062755584717)') < 1000.0;

  Saída:
    count
   -------
       18

Visualizando dados geográficos

Como pudemos ver, são grandes as possibilidades de consultas e informações obtidas, e abrem um horizonte para diversas combinações de diferentes tipos de dados que podem ser cruzados e relacionados espacialmente. Mas o acesso e visualização somente em modo texto não tem muita graça. E pra isso foram desenvolvidas ferramentas que possibilitam a plotagem de dados e rasterização de mapas. Muitos desses projetos oferecem suporte ao PostGIS como fonte de dados e dividem-se em aplicações baseadas em web ou desktop.

Clique nos links e conheça esses projetos, com destaque para o TerraView, desenvolvido aqui mesmo no Brasil, pelo INPE:

TerraView
MapServer
GeoServer
uDig
QGIS

Referências

AUTOR

Gabriel Andrade <gabriel[@]aware.com.br>

blog comments powered by Disqus