O Caminho do Monastério - Cultivando e Promovendo o uso de Perl

Desconhecido
Publicado em 01/03/2013

O Caminho do Monastério - Cultivando e Promovendo o uso de Perl

Sejam bem-vindos ao primeiro equinócio de 2013. Este ano temos uma nova estrutura para a realização e publicação de artigos. Esperamos que esse novo formato incentive mais pessoas a contribuir e consumir conteúdo relacionado a perl.

Como funciona o equinócio?

Um equinócio é um fenômeno astronômico que ocorre quando o sol está em zênite sobre a linha do equador. É um período que dura cerca de 20 dias, onde os dias e as noites tem aproximadamente a mesma duração. A cada meia-noite desse período publicamos um artigo relacionado a perl no site do São Paulo PM.

Apesar de parecer simples, publicar 20 artigos por 20 dias não é algo trivial de se fazer, existem vários problemas pra se resolver:

  1. Alguém precisa encontrar pessoas para escrever, revisar os artigos, e coordenar a publicação no horário correto.
  2. As vezes as pessoas que gostam de contribuir com artigos, mas muitas não conseguem pensar em temas a tempo.
  3. Poucas pessoas sabem como funciona a tecnologia de publicação dos artigos.

    Por isso esse ano adotamos uma nova estrutura de publicação que deverá facilitar o processo.

Como posso contribuir?

Organizando

A melhor contribuição que pode acontecer é alguém se voluntariar para a posição de organizador do evento. Essa pessoa precisa pensar em como captar colaboradores e fazer eles escreverem e entregar artigos de qualidade a tempo de serem publicados. É importante que essa pessoa esteja bem familiarizada com a forma como o equinócio acontece e onde se encontram as ferramentas necessárias pra assumir a posicão de organizador.

Os artigos ficam hospedados num repositório do github para que todos consigam contribuir com facilidade. Basta clonar o repositório, acrescentar/modificar o conteúdo e depois criar um pull request.

Para cada equinócio, é criado um "milestone" no github, onde são alocadas as sugestões e os artigos. Também existem 4 tags para facilitar a organização:

oferecido
quando alguém aceita escrever o artigo
sugestão
quando o ticket é uma sugestão de artigo
entregue
quando o artigo foi escrito e "mergeado" através de um pull request
publicado
quando o artigo foi pro ar

Contribuindo

Apesar de tudo, ainda precisamos de artigos escritos com conteúdo novo e interessante. Artigos voltados para novatos tem sido um tema de grande interesse nos últimos equinócios, então esses tem sido nossa preferência de publicação. Porém, qualquer artigo é bem-vindo.

Para publicar um artigo, crie um ticket oferecendo o artigo na lista de sugestões. Um organizador irá marcar o ticket com a tag apropriada. É importante que o artigo seja sugerido na lista porque assim, mais pessoas poderão contribuir na sugestão do tema e o artigo tende a ter mais qualidade. Você também pode buscar inspiração na lista de artigos sugeridos, olhando na lista de tickets com a tag "sugestão". Quem sabe alguém não sugeriu aquele tema que você gosta e agora te deu uma desculpa pra trabalhar com isso de novo?

Você também pode sugerir um artigo, criando um ticket contendo a palavra-chave "sugestão" no título do ticket. Com um pouco de sorte, alguém que conhece o assunto vai se dispor a escrever um artigo sobre o tema e assim todos ficamos felizes.

Não sei ou não quero escrever artigos, o que mais posso fazer?

Divulgando

Se você leu um artigo no equinócio e gostou, "twite", "facebookeie" e "googlemaiseie". Quem sabe esse artigo pode ser útil para um amigo seu? Quem sabe o seu chefe lê o artigo e resolve adotar a linguagem no seu trabalho?

Hackeando

Sempre acontecem maratonas de desenvolvimento e a turma que desenvolve perl costuma fazer bonito, além de ser uma boa oportunidade de aprendizado. A São Paulo PM ganhou prêmios em dois eventos em 2012:

Desenvolvendo América Latina
Onde Acontece
Prêmio Mário Covas
Para Onde foi o Meu Dinheiro

Bebendo

Como todos usamos perl, o trabalho fica pronto rapidamente e sempre sobra tempo pra tomar uma boa cerveja durante os encontros sociais. Nesses encontros surgem muitas ideias de inovação tecnológica, empreendedorismo e módulos de CPAN, além de sempre ser divertido, compareça!

Autor

Desconhecido
blog comments powered by Disqus