Time-lapse e Catalyst

Daniel de Oliveira Mantovani
Publicado em 01/03/2010

Time-lapse e Catalyst

O que é?

"Time-lapse é uma técnica fotográfica usada no cinema na qual o objeto em foco é fotografado em determinados períodos de tempo. Para ser mais preciso, é quando se capta cada frame." (http://pt.wikipedia.org/wiki/Time-lapse)

Vamos criar uma interface em Catalyst para demontrar o conceito.

Por quê?

Estava lendo um artigo do Stephen B. Jenkins, "Automatic Generation of Time-lapse Animations", e achei a solução apresentada muito interessante. Durante a construção de um prédio, foi sugerido que imagens continuas da construção fossem colocadas em uma página web. Ele tirava 2 fotos por minuto, 12 horas por dia, totalizando 1440 imagens por dia. Um segundo de vídeo tem 25 frames, então na prática ele tinha um vídeo de 57,6 segundos. Isso é muito significativo se, por exemplo, você precisa monitorar uma loja 24H por dia com 5 câmeras.

O que precisamos?

O primeiro passo é ter acesso à imagem da cena atual. Para nosso exemplo, estou usando um iPhone com o aplicativo WifiCam, que cria um servidor web na porta 8080, então basta conectar-se a http://meu_ip_aqui:8080/wificam.jpg e ver a imagem atual que a câmera está filmando. Caso você não tenha webcam, celular ou coisa que o valha, você pode usar essa URL para entender e testar o conceito.

Como vai ser?

Há duas formas de exibir a imagem time-lapse em nossa aplicação web. A primeira é através de um script que, a cada 60 segundos, substitui uma foto em nosso servidor pela foto atual obtida do servidor da câmera. A segunda é obtendo e retornando a foto diretamente pela action de nossa aplicação, sob demanda.

Método 1 - Via Script

A cada 60 segundos, este script pega a imagem atual da sua câmera e a salva em /var/www/MyApp/root/static/imagem.jpg. Lembre-se de ajustar o endereço IP do servidor da câmera (utilizamos 192.168.1.2 abaixo, como exemplo) e o caminho para sua aplicação Catalyst:

    use strict;
    use warnings;

    use LWP::Simple;

    while (1) {
        mirror( 'http://192.168.1.2:8080/wificam.jpg',
                '/var/www/MyApp/root/static/imagem.jpg'
              ) or warn $!;
        sleep(60);
    }




Naturalmente, podemos simplificar o script para apenas fazer a cópia do endereço remoto para o caminho local, e executar através de um agendador de tarefas como cron. Por exemplo, a seguinte entrada em nossa crontab daria o mesmo resultado, sem a necessidade de ter que deixar o script rodando em background:

  00 * * * * wget -q -O /var/www/MyApp/root/static/imagem.jpg http://192.168.1.2:8080/wificam.jpg




Método 2 - Via Controller

Usando isso no controller vai ter quase o mesmo efeito. A principal diferença é que não temos uma cópia estática da imagem, atualizada a cada 60 segundos. Em vez disso, pegamos uma nova imagem do vídeo a cada atualização da página (reload, refresh, ou o habitual atalho "F5") feita pelo usuário.

   sub imagem : Local {
        my ( $self, $c ) = @_;
        my $content = get('http://192.168.1.2:8080/wificam.jpg');
        $c->res->header( 'Content-Type', 'image/jpeg' );
        $c->res->body($content);
    }




O Template

Independente do método escolhido, a exibição é extremamente simples, com alguns meta-comandos HTML - para evitar cache, por exemplo.

    
     
	
      	
      	
      	
     
     
     	
     
    

Caso tenha usado o segundo método (controller), altere a tag "img" para:

    

Pronto, agora você tem um site que exibe a imagem do que está acontecendo nesse momento pela sua câmera.

Conclusão

Adicionar time-lapse à sua aplicação web é muito fácil com Perl e Catalyst. Cada um dos métodos apresentados possui vantagens e desvantagens. O primeiro faz apenas uma requisição à câmera por intervalo de tempo desejado (em nosso exemplo, 60 segundos), enquanto o segundo atua sob demanda. Escolher um ou outro depende de quantos acessos você espera, e quão atualizadas precisam ser as imagens.

Agradecimento

Agradeço ao Breno que revisou e estruturou o artigo.

AUTOR

Daniel Mantovani <daniel.oliveira.mantovani@gmail.com>, trabalho atualmente na empresa JaCotei http:://www.jacotei.com.br

blog comments powered by Disqus